domingo, 3 de abril de 2011

Constelações - Touro

Tauri (Tau)


   Touro é uma das 13 constelações zodiacais, e a 17ª maior do céu, visível de todo o hemisfério Norte e até os 58º de latitude ao Sul. É muito fácil de ser identificada, pelo grupo de estrelas em forma de "V" que lembra os chifres do touro e a estrela supergigante laranja Aldebarã, o olho do touro. É visível no hemisfério Sul de meados da primavera até meados do outono, aparecendo no horizonte Norte ao lado das constelações de Áries e Gêmeos.
   A constelação tem origem na mitologia grega, dizendo que Zeus o deus do Olimpo teria se apaixonado por Europa, uma princesa fenícia, e para seduzi-la transformou-se em um enorme touro branco de pelos macios, a princesa encantada com o belo animal, montou em suas costas, e então Zeus fugiu nadando pela praia até chegar em uma ilha, onde voltou à sua forma original e possuiu a princesa.
   A constelação fica ao lado da cabeça de Órion, sendo fácil imaginar que o grande guerreiro esteja caçando o touro pelos céus.

Estrelas principais:
α Tau: Aldebarã, magnitude: 0.85
classe espectral: K5
β Tau: Alnath, magnitude: 1.65
classe espectral: B7
γ Tau: Hyadum, magnitude: 3.65
classe espectral: G8
ε Tau: Ain, magnitude: 3.5
classe espectral: K


Objetos de interesse

Plêiades (M45)  
Tipo: Aglomerado aberto
   É um dos poucos aglomerados que pode ser facilmente visto a olho nú, até mesmo nas grandes cidades, popularmente conhecido como as sete-irmãs. A olho de fato são visíveis 7 estrelas, mas ao olhar um telescópio passam a ser mais de 50 ocupando o campo de visão, variando des de a magnitude 4 até 10. Este aglomerado está associado a uma nebulosa, que é muito difícil de ser observada.

Híades
   Um aglomerado aberto muito grande e espalhado, visível a olho nú tambem, mas é melhor contemplado com um binóculos, nele está a estrela Aldebarã. Na imagem a esquerda vemos os aglomerado de Híades e Plêiades e a direita em baixo o cometa C/2004 Q2 Machholz.

Nebulosa do Carangueijo - M1(NGC 1952)
Tipo: Nebulosa
Magnitude: 8.4
Brilho de superfície: 11
   É uma pequena nebulosa resultado da explosão de uma estrela, muito fácil de localizar, porem difícil de observar com instrumentos pequenos.

NGC 1647
Tipo: Aglomerado aberto
Magnitude: 6.4
   Um aglomerado bom para telescópios pequenos, com estrelas de 8ª a 10ª magnitudes e de fácil localização entre "os chifres" do touro. Podem ser vistas cerca de 35 estrelas.


Dedico essa postagem a minha namorada, Larissa, que tambem está se inteessando pela astronomia, e sempre que possível faz algumas algumas observações junto comigo, sua constelação preferida é Touro.

2 comentários:

  1. 0i gabriel; maneiro o seu blog! tambem gosto de observar as estrelas no infinito! a imensidao do espaço! o misterio fora do planeta terra! ate a proxima ok? SIMON,30 ANOS RJ

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,deixa eu te falar: amei a imagem de fundo que voce colocou no blog! SIMON, 30 anos RJ Abraços..

    ResponderExcluir