segunda-feira, 28 de março de 2011

Constelações - Cruzeiro do Sul

Crucis (Cru)   

Localizada no hemisferio sul celeste e visível praticamente o ano inteiro, seja após o Sol se por ou antes do amanhecer, o cruzeiro do Sul ou Cruz se tornou o símbolo do hemisfério sul celeste, mesmo sendo a menor entre as 88 constelações é muito fácil identificar seu formato e localiza-la, três das cinco principais estrelas estão entre as 25 estrelas mais brilhantes do céu, e sua forma de cruz aponta diretamente para o polo sul do céu.
   A constelação está localizada em uma região por onde passam os braços da nossa galáxia, a Via Láctea, sendo um local de interesse para que estuda objetos de céu profundo e a formação da nossa própria galáxia.


Estrelas principais:
α Cru: Acrux (Estrela de Magalhães), magnitude: 0,76 classe espectral B1.
β Cru: Mimosa, magnitude:1,25  
classe espectral B1.
γ Cru: Rubídea, magnitude: 1,61  
classe espectral M4.
δ Cru: Pálida, magnitude: 3,08  
classe espectral B3.
ε Cru: Intrometida, magnitude: 3,59  
classe espectral K2.




Objetos de interesse:


NGC 4755 - Caixinha de jóias
Tipo: Aglomerado Aberto
 Magnitude: 4.2
   A olho nú, em um local sem poluição pode ser visto como uma manchinha, ao lado da estrela Mimosa, o braço esquerdo da cruz.
   Pode ser facilmente visto com o uso de um binóculo ou telescópio pequeno, podendo definir as maiores estrelas. Com telescópios maiores e aumentos maiores do que 100x podem ser vistas mais de 30 estrelas.
   É um aglomerado pequeno, com estrelas azuis-brancas e uma vermelha ao centro, dando uma beleza rara ao aglomerado



NGC 4609
 Tipo: Aglomerado Aberto
 Magnitude: 6.9
   É composto por estrelas de magnitude 9 a 11, sendo assim necessita de um telescópio para ser observado. Tem a estrela HIP62027 de magnitude 5.25 proximo a ele.




Estrelas Duplas: 
α  Cru - Mimosa: São duas estrelas azuis de magnitudes 1.25 e 1.55 muito próximas com uma terceira estrela de magnitude 4.8 mais afastada.
γ Cru - Rubídea: Uma estrela laranja-vermelha de magnitude 1.55 em contraste com uma azul de 6.4.

Um comentário: