terça-feira, 17 de maio de 2011

Constelações - Caranguejo

Cancri (Cnc)


   Durante a luta do poderoso herói Hércules com a terrivel Hydra, o monstro de múltiplas cabeças, um caranguejo atacou o guerreiro, mas foi esmagado pelo pé de Hércules. Essa é a história da mitologia grega que faz com que o pequeno caranguejo seja representado por uma constelação no céu, acaso ou não, tão pequena é sua participação na história que a constelação é tambem a mais fraca das 13 constelações zodiacais.
   Popularmente conhecido como Cancer (vindo do latim), é uma constelação localizada no hemisfério norte celeste, com estrelas muito fracas e poucos objetos para serem vistos. Aparece no céu durante o verão e início de outono (hemisfério sul), entre as constelações de Gêmeos e Leão.

Estrelas principais
α Cnc: Acubens, magnitude: 4.25
classe espectral: A5
β Cnc: magnitude: 3.5
classe espectral: K4
γ Cnc: Asellus Borealis, magnitude: 4.65
classe espectral: A
δ Cnc: Asellus Australis, magnitude: 3.9
classe espectral: G8

i Cnc: magnitude: 4
classe espectral: G8


Objetos de Interesse:


Aglomerado do Presépio
NGC 2632 (M44)
Tipo: Aglomerado aberto 
Magnitude: 3.1
Dimensão: 95'
   Grande e brilhante, é um dos mais famosos aglomerados abertos, tambem conhecido como presépio ou colméia, é facilmente visto a olho nú e tem 25 estrelas de magnitude entre 6 e 8, entre muitas outras menos brilhantes. 


NGC 2682 (M68)
Tipo: Aglomerado aberto
Magnitude: 6.9
Dimensão: 29'
   Aglomerado menor e mais fraco do que M44, com cerca de 200 estrelas de magnitudes 10 a 14, sendo menos de 30 com magnitude menor que 12. Bem visto com telescópios a partir de 150mm.


NGC 2775
Tipo: Galáxia elíptica
Magnitude: 10.4   Brilho de superfície: 13.1
Dimensão: 4.3'x3.3'
   Pequena galáxia elíptica, dificilmente vista com telescópios menores que 100mm. Aparece como uma mancha elíptica contra o fundo escuro do espaço.



i Cnc - Estrela dupla com componentes de magnitude 4 e 6.75, sendo a mais brilhante uma amarelo-laranja e a outra branco-azul, facilmente separadas com 100x de aumento.
   

2 comentários:

  1. qual é a distancia entre a Terra e as estrelas

    ResponderExcluir
  2. A distância entre nosso planeta e as estrelas é muito variável, enquanto a estrela mais próxima está ha "apenas" 4,22 anos-luz de distância, pouco mais de 40 trilhões de quilômetros, outras estão a milhões ou bilhões de anos-luz de distância.

    ResponderExcluir