segunda-feira, 9 de maio de 2011

Conjunção de planetas - 09/05/2011

   Esta manhã, levantei 5:20h por um motivo especial: Observar a conjunção entre alguns planetas, que está acontecendo durante esse mês.
   Devido ao mal tempo aqui em São Paulo eu ainda não tinha conseguido ver esse belo espetáculo, mas hoje o tempo colaborou e eu pude ver e fotografar a conjunção.
   Eu anunciei essa conjunção tambem na seção das Efemérides, onde é possível ver tambem a tabela para as aproximações entre os planetas para as próximas semanas, com algumas ilustrações simuladas no programa planetário Stellarium.
   Na foto abaixo usei o zoom da câmera para pegar somente a região onde estavam os planetas, pela fotografia parece até que eles estão de fato próximos um ao outro, mas é somente devido à nossa perspectiva de visão. Aqui vão alguns dados deles:



Vênus - Magnitude visual: -3.79
             Distância da Terra: 221.472.000 Km
Júpiter - Magnitude visual: - 1.92
             Distância da Terra: 877.926.000 Km
Mercúrio - Magnitude visual: 0.49
              Distância da Terra: 128.334.000 Km
Marte - Magnitude visual: 1.27
             Distância da Terra: 347.091.000 Km



   Para observar esse evento não é necessário auxilio de nenhum instrumento ótico, a menos que deseje ver algum planeta em detalhes.
   Conforme os dias forem passando a posição dos planetas mudará, devido aos seus movimentos de translação e pelo próprio movimento da Terra, mas vale a pena acordar cedo para ver.

3 comentários:

  1. Também voi hoje por acaso. Muito bonito e chama a atenção.

    ResponderExcluir
  2. também vi hoje,fantástico

    ResponderExcluir
  3. esse blog é muito bom uso ele para pesquisas

    ResponderExcluir