segunda-feira, 16 de maio de 2011

Constelações - Mosca

Muscae  (Mus)

   A pequena constelação da mosca foi introduzida pelos astrônomos e navegadores holandeses Pieter Dirkszoon Keyser e Frederick de Hountman, durante suas navegações pelos mares austrais no fim do séc.XVI.
   Apesar de não muito brilhante e pequena ela é facilmente notada por estar logo abaixo da constelação de Cruzeiro do Sul, mais brilhante e chamativa. Mosca localiza-se na borda da faixa da Via Láctea no céu, uma região muito rica em estrelas e aglomerados. Nessa constelação há poucas coisas para se observar, mas se for vista em conjunto com suas vizinhas Centauro, Quilha e Cruzeiro do Sul ela parece tornar parte desse grande espetáculo!

Estrelas principais
α Mus, magnitude: 2.65
classe espectral: B2β Mus, magnitude: 3.5 
classe espectral: B
γ Mus, magnitude: 3.8
classe espectral: B5
δ Mus, magnitude: 3.6 
classe espectral: K2
ε Mus, magnitude: 4.05 
classe espectral: M5


Objetos de interesse


NGC 4833
Tipo: Aglomerado globular
Magnitude: 7.0
Dimensão: 13.5'
   Pequeno e de brilho moderado é melhor visto em locais sem poluição, sendo visível até com binóculos. Fácil de localizar a menos de 1º de δ Mus e ao lado de uma estrela de magnitude 8.75.


NGC 4372
Tipo: Aglomerado globular
Magnitude: 7.3
Dimensão: 18.6'
   Aglomerado maior e menos brilhante do que NGC 4833, necessita de no mínimo 70mm de abertura e um lugar livre de poluição para ser bem visto. Fica ao lado de HIP60561 de magnitude 6.6


NGC 5189
Tipo: Nebulosa planetária
Magnitude: 10.3,  Brilho de superfície:11.3
Dimensão: 140''
   Pequena, mas relativamente brilhante. Sua forma peculiar torna ela um pouco mais difícil de ser observada. É melhor vista com aberturas a partir de 150mm.
   Na foto ao lado, a nebulosa como é vista através de um telescópio de tamanho grande e no canto uma fotografia feita por telescópios de grandes observatórios.


Mosca está abaixo do asterismo de Cruzeiro do Sul,
 junto com sua vizinhança de constelações.
β Mus - Estrela dupla com uma separação angular muito estreita, tornando-a muito difícil de ser separada, até mesmo por telescópios grandes. São duas azuis de magnitude 3.5 e 3.8
δ Mus - Dupla não relacionada de estrelas, com um belíssimo contraste entre uma gigante laranja de magnitude 3.6 e uma azul de magnitude 7.3. Tem outra estrela branca-azul de magnitude 6.0 próxima à dupla. São visíveis com aumentos acima de 50x

Nenhum comentário:

Postar um comentário