segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sol, a nossa estrela

   Imagine-se no parque que você gosta de caminhar, ou na praia, ou algum outro lugar agradável, mas imagine que está tudo escuro e frio como uma noite de inverno, sem brilho algum... Seria uma paisagem no mínimo estranha não é mesmo? Mas é assim que as coisas ficam quando a Terra da "as costas" para o Sol, nossa grande fonte de luz, calor e tambem de alegria, porque um dia nublado não parece nada alegre.
   Mas o que é o Sol? Ou como ele? É estranho como a maioria das pessoas sabe tão pouco sobre algo que está presente em todos os dias da sua vida, mas vamos lá!
   O Sol é uma enorme bola de plasma que possui uma gravidade forte o suficiente para manter todos os planetas e corpos do nosso sistema solar girando em volta dele. Se puséssemos varios planetas Terra um ao lado do outro, seriam necessárias 109 Terras para formar a largura do Sol, que tem diâmetro de 1,400,000 km!
   A composição do sol é aproximadamente 73,5% hidrogênio, 25% hélio e minúsculas quantidades de cerca de outros 90 elementos, e tudo isso queima a uma temperatura de 5500ºC na superfície e cerca de 15 milhões ºC no núcleo, que mesmo pequeno contem cerca de 60% da massa do Sol, devido à alta pressão.

   Apesar de todos esse numeros expressivos o Sol é considerado uma estrela pequena e fria. Ele brilha com uma incrível magnitude de -26.7, mas isso porque está a cerca de 150 milhões de km da Terra, sua magnitude absoluta, ou seja, se estivesse a uma distância de 10 parsecs, é na verdade 4.83. Se fosse uma estrela do céu noturno, nem perceberíamos ela ali, perto do limite da nossa visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário