domingo, 27 de março de 2011

Observações - Galáxia NGC 5128 (Centaurus A)


Constelação: Centauro      
Magnitude: 6.8                         
Brilho de superfície: 13.8 
Dimensão: 25.7' x 20.0'
Distância: +- 14 milhões de Anos-Luz
É a 6ª galáxia mais brilhante do céu

   Eu estava muito ansioso e curioso para ver essa galáxia, por ela ter uma forma diferente das outras, por isso ela foi a primeira da minha lista, e o primeiro alvo do meu telescópio naquela noite, e ela não me decepcionou.
  Para a localizar foi bem fácil, usei como base o aglomerado globular Omega Centauro (NGC 5139), que aparecia como uma manchinha na buscadora do telescópio, a galáxia fica a menos de 5 graus de distancia do aglomerado. Utilizei uma ocular S.Plossl de 12.5mm que da uma ampliação de 80x.
  Quando a imagem da galáxia apareceu na minha ocular, minha reação foi inicialmente de surpresa, eu nunca tinha visto algo tão diferente e bonito como aquilo, e ja sabia das limitações do meu telescópio, por isso me surpreendi com o que eu vi, foi acima das minhas expectativas. A galáxia é bem grande, aparentemente um quarto do tamanho da Lua, e bastante brilhante.
   Tem uma forma aparentemente elíptica, com o núcleo muito brilhante e com uma faixa escura cortando toda a galáxia, com uma forma de "S", muito interessante. A princípio não tinha reparado na faixa escura, mas quando comecei a prestar atenção foi bem fácil de perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário