![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip1Lt4tNVRgX_VcLn7bKJjPh4Qm2nRHg-bjtOVtub6ek1kjhfbEBYBxvOY9sfZorpsWcsKzl-6pdaNV1tdcZbyDYxAM4kz12oIB9VIhrgN8nDjT7n-DMzsXDYfpxQW8EEltfz-dyr_-lE/s400/600px-Centaurus_constellation_map.png)
Constelação: Centauro
Magnitude: 6.8
Brilho de superfície: 13.8
Dimensão: 25.7' x 20.0'
Distância: +- 14 milhões de Anos-Luz
É a 6ª galáxia mais brilhante do céu
Eu estava muito ansioso e curioso para ver essa galáxia, por ela ter uma forma diferente das outras, por isso ela foi a primeira da minha lista, e o primeiro alvo do meu telescópio naquela noite, e ela não me decepcionou.
Para a localizar foi bem fácil, usei como base o aglomerado globular Omega Centauro (NGC 5139), que aparecia como uma manchinha na buscadora do telescópio, a galáxia fica a menos de 5 graus de distancia do aglomerado. Utilizei uma ocular S.Plossl de 12.5mm que da uma ampliação de 80x.
Quando a imagem da galáxia apareceu na minha ocular, minha reação foi inicialmente de surpresa, eu nunca tinha visto algo tão diferente e bonito como aquilo, e ja sabia das limitações do meu telescópio, por isso me surpreendi com o que eu vi, foi acima das minhas expectativas. A galáxia é bem grande, aparentemente um quarto do tamanho da Lua, e bastante brilhante.
Tem uma forma aparentemente elíptica, com o núcleo muito brilhante e com uma faixa escura cortando toda a galáxia, com uma forma de "S", muito interessante. A princípio não tinha reparado na faixa escura, mas quando comecei a prestar atenção foi bem fácil de perceber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário