segunda-feira, 4 de abril de 2011

Observações - NGC 4833

Constelação: Mosca
Tipo: Aglomerado globular
Magnitude: 8.4
Dimensão: 13.5'
Distância: +- 18 mil anos-luz

   Eu estava passeando pela região das constelações de Cruzeiro do Sul e Carina, com o telescópio, quando vi as fracas estrelas da constelação de Mosca, em baixo do Cruzeiro, dei uma olhada no guia para ver se tinha algo de interessante la, e constava um aglomerado globular fácil para telescópios de 100mm. Como o meu tem 127mm, pensei: - moleza, vou ver esse!
   Puro engano...
   Na verdade foi a terrível poluição que fez eu apanhar do aglomerado, eu estava fazendo a observação da janela do meu quarto, aproximadamente as 19h quando a constelação estava a mais ou menos 35º de elevação do horizonte.
   Comecei apontando para δMus, o aglomerado fica a menos de 1º dessa estrela, até aí foi bem fácil, mas para chegar ao aglomerado foi difícil. Eu estava usando uma ocular de 20mm (50x), e passava por ele despercebido, até que troquei pela S.Plossl 12.5mm (80x), procurei mais um pouquinho e lá estava ele, quase invisível! Ainda assim foi visível somente com visão periférica, como uma fumacinha redonda quase sem brilho ao lado de uma estrela de magnitude 8.75. Vou aguardar uma oportunidade para observa-lo novamente em um lugar longe de São Paulo.
   
Dica: -  Mova o telescópio devagar para não passar despercebido pelo aglomerado.
             -  Tente observa-lo de um lugar com céu limpo, porque na cidade é muito difícil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário