terça-feira, 29 de março de 2011

Observações - Galáxia NGC 253

   Depois de ler bastante coisas na internet sobre a famosa galáxia de Escultor fiquei curioso em ver como ela apareceria no meu telescópio, por isso ela entrou na lista de objetos que eu observaria no sítio do meu avô, onde passei o Reveillon de 2011. O céu não estava muito bom para observação, muito menos de galáxias, com muito vento e algumas nuvens, mas mesmo assim resolvi arriscar.


Constelação: Escultor
Magnitude Visual: 7.8
Brilho de superfície: 13.3
Dimensão: 27.5' x 6.8'
Distância: +- 11,5 milhões de anos-luz

    Equipamento: Telescópio refletor newtoniano Celestron PowerSeeker 127 EQ
    Foi fácil de localizar, utilizei as estrelas Ankaa da constelação de Phenix e Diphda de Cetus como referência visual, e no telescópio uma ocular S.Plossl 12.5mm, 80x de aumento, fui movendo o telescópio até axar. Foi bácil identificar ela, aparecia claramente como uma mancha alongada e aparentemente de brilho uniforme, não consegui definir um núcleo na galáxia. Haviam 3 estrelas de 9ª magnitude no mesmo campo da ocular, formava uma bela visão.
   Não pude aproveitar melhor a observação por causa do tempo, quem sabe em uma próxima vez...


   NGC 253 foi descoberta em 1783 por Caroline Hercshel, é uma galáxia espiral barrada que está quase de lado para nós, pertence a um grupo de galáxias chamado grupo de Escultor, sendo ela a maior do grupo que tambem abriga NGC 247 e NGC 55 duas galáxias interessantes para telescópios amadores.

Um comentário:

  1. Olá Gabriel. Recentemente comprei um PowerSeeker 127 EQ, como o seu. Gostaria de saber se você chegou a fazer a colimação dele ou o utiliza como vem de fábrica? Grato,
    André.
    abguimar@hotmail.com

    ResponderExcluir