sábado, 19 de janeiro de 2013

Constelações - Lebre

     Leporis (Lep)

     Pouco se sabe sobre a história dessa bela constelação, mas sua identificação como a figura de uma lebre vem de muito tempo atrás. Muitas histórias antigas giram em torno da constelação da lebre, algumas vindas da antiga Grécia, atribuindo a lebre da constelação a um animal sagrado da deusa Ártemis, com uma pelagem de prata e impossível de ser caçada, outros mitos atribuem sua imagem à fertilidade e a abundância de alimento, entre outras mais, sendo assim difícil dizer com certeza a origem da sua história.
     Mas para a alegria dos astrônomos amadores, é a 51ª constelação em ordem de tamanho (área) e sua localização é muito fácil: em meio às estrelas mais brilhantes dos céus de verão. A lebre repousa aos pés da grande e bela constelação de Órion,  ao lado da constelação de Cão Maior e próxima à brilhante estrela Canopus (constelação da Carina).

Estrelas principais     


α Lep, Arneb, magnitude: 2.55
classe espectral: F0
β Lep, Nihal, magnitude: 2.8
classe espectral: G5
γ Lep, magnitude: 3.55
classe espectral: F5
δ Lep, magnitude: 3.75
classe espectral: G8
ε Lep, magnitude: 3.15
classe espectral: K4
ζ Lep, magnitude: 3.55
classe espectral: A2
μ Lep, magnitude: 3.25
classe espectral: B9





Objetos de interesse

NGC 1904 (M79)
Tipo: Aglomerado Globular
Magnitude: 7.7
Dimensão: 8,7'
   Pequeno, mas bastante brilhante, é um bom aglomerado para se ver com um telescópio com 100mm ou mais. Seu núcleo forma uma mancha brilhante salpicado de pequenas estrelas em volta.




NGC 2017
Tipo: Aglomerado Aberto
Magnitude: -
Dimensão: 10'
   Este pequeno aglomerado é formado por 6 estrelas, 5 delas com magnitudes entre 7.5 e 10.5, e no centro do aglomerado uma gigante azul com magnitude 6.7. O agrupamento das estrelas desse aglomerado não é feito por uma força gravitacional entre eles, mas sim por uma perspectiva de visão, apenas dando a impressão de que é um aglomerado.


NGC 1964
Tipo: Galaxia Espiral
Magnitude: 10.9 - Brilho de superfície: 13.4
Dimensão: 5.6' x 2.1'
   Possui um brilho muito tênue para ser vista com aberturas menores do que 120mm. Em boas condições climáticas, aparece com um núcleo enevoado e o disco quase passa despercebido.


Gama (γ) Leporis 
Trata-se de uma estrela dupla, facilmente separada com um telescópio pequeno ou um bom binóculo. A dupla é formada por uma estrela amarela de 4ª magnitude e uma alaranjada de 6ª magnitude. Possuem também uma companheira na 12ª magnitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário