![]() |
Fotografia do aglomerado da Caixa de jóias, ilustra como seria a visão a partir de um telescópio de aproximadamente 500mm |
Magnitude:4.2
Dimensão: 10'
A olho nú pode ser visto como uma estrelinha difusa ao lado de Mimosa (βCru), mas com algum instrumento ela se mostra um belo aglomerado, compacto mas muito brilhante e atraente.
Suas estrelas mais brilhantes fazem uma forma triangular, com estrelas azuis-brancas e apenas uma gigante vermelha de magnitude 7.2 no centro, com uma cor Rubi que chama a atenção do observador. Por ser um aglomerado pequeno ele é melhor visto com maiores ampliações, mas tambem é facilmente visto com binóculos e pequenas lunetas.
Observei esse aglomerado algumas veses em S. Paulo e em S.Roque, Conserteza as melhores observações foram em S. Roque, longe da poluição de S.Paulo. Lá observei ele atraves do meu telescópio refletor de 127mm, com qualquer aumento a visão era fantástica, mas foi melhor com 110x. Com esse aumento pude contar 34 estrelas, sendo 6 delas de magnitudes entre 5.8 e 8, as demais são cerca de 15 com magnitude entre 8.1 e 10, as outras são de magnitudes entre 10.1 e 12.
![]() |
Localização de NGC 4755 |
Quanto maior for a abertura do telescópio, mais estrelas serão vistas, e calculo que o aumento ideal seja em torno de 170x, por ser um aglomerado muito pequeno e compacto.
Para localizá-lo é muito fácil, ele se encontra muito próximo à estrela βCru, conhecida como mimosa, sendo assim basta apontar para essa estrela e em seguida mover um pouco para baixo e para a esquerda da constelação e lá estará ele, facilmente identificável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário